Onde Atuamos
Rede viva e ativa
O Território Portal da Amazônia está localizado no extremo norte de Mato Grosso. É composto por 16 municípios e situa-se em duas importantes bacias hidrográficas do rio Amazonas: a do rio Tapajós e do rio Xingu. Nestes municípios a agricultura familiar é marcante, com mais de 80% dos estabelecimentos rurais enquadrados nesta categoria. Possui grande importância estratégica para preservação e conservação da biodiversidade, já que está localizado próximo a unidades de conservação e territórios indígenas, e que tem sofrido com atividades de pecuária, exploração madeireira (arco do desmatamento), mineração, usinas hidroelétricas e mais recentemente, com o rápido avanço das lavouras de soja (nova fronteira do agronegócio mato-grossense).
Deste território, a Rede conta com 16 Casas de Sementes desenvolvem suas atividades nos municípios envolvidos. Nessas casas, localizadas na zona rural, são desenvolvidas diversas atividades: espaço para armazenagem de sementes, local de encontros e planejamento.
Municípios atendidos dentro do território Portal da Amazônia
Alta Floresta
- Casa Regional de Sementes
- Casa de Sementes Jacamim
- Casa de Sementes Tarumã
- Casa de Sementes Santa Lúcia
Apiacás
- Casa de Sementes Apiacás
Carlinda
- Casa de Sementes PDS São Paulo
- Casa de Sementes Nazaré
Novo Mundo
- Casa de Sementes Veraneio
- Casa de Sementes Rondon
Nova Guarita
- Casa de Sementes Novo Horizonte
- Casa de Sementes Sementeiras
Colider
- Casa de Sementes Alta Alegre
- Grupo UNEMAT
Nova Canaã do Norte
- Casa de Sementes Veraneio
- Casa de Sementes Rondon
Terra Nova do Norte
- Casa de Sementes São José
Peixoto de Azevedo
- Casa de Sementes União do Norte
Nos municípios, as casas estão distribuídas da seguinte forma: Apiacás (01), Alta Floresta (04), Carlinda (02), Colíder (02), Nova Canaã do Norte (02), Nova Guarita (02), Terra Nova do Norte (01), Peixoto de Azevedo (01) e Novo Mundo (01). A Casa Regional de Sementes está localizada em Alta Floresta e é o polo da Rede, recebendo e mantendo todo o estoque dos coletores das 16 casas. Nesse espaço também é feito o tratamento das sementes (limpeza, seleção), embalagem, pesagem, acondicionamento e distribuição para os compradores. Ainda, conta com o viveiro de mudas, onde são aplicados os testes de viabilidade e germinação nas espécies comercializadas.
A comercialização de sementes, além do Estado de Mato Grosso, atualmente atende diversos outros Estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e outros, com perspectiva de crescimento e capacidade de atendimento das mais diversas localidades.