COOPERSAF REALIZA ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA E ORDINÁRIA EM ALTA FLORESTA
Neste dia 22 de março de 2025, aconteceu a ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA E ORDINÁRIA DA COOPERATIVA SOLIDÁRIA DA AGRICULTURA FAMILIAR – COOPERSAF, na subsede do Sintep em Alta Floresta. A Assembleia contou com a participação das cooperadas e cooperados dos diversos municípios do Portal da Amazônia e deliberou sobre diversos pontos de interesse da Cooperativa.
Na pauta da assembleia geral extraordinária, deliberou-se sobre a Alteração do Objeto Social da Cooperativa, e, os ajustes no Estatuto Social da Cooperativa: alteração do Artigo 2º (Dos Objetos Sociais) do Estatuto Social da Cooperativa. Em regime ordinário, a pauta contou com as seguintes discussões: Prestação de contas dos órgãos de administração, acompanhada do parecer do Conselho Fiscal – relativas ao exercício de 2024; destinação das sobras apuradas ou rateio das perdas; deliberação sobre a associação de cooperativas e associações na COOPERSAF; deliberação sobre a institucionalização da ciranda infantil na cooperativa; deliberação sobre a paridade de gênero na gestão da cooperativa; e, eleição anual do conselho fiscal.
Quanto a eleição do Conselho Fiscal, foram eleitos para o novo ano de mandato: Márcio Dutra Delabiglia – Nova Canãa do Norte; Cristiane Alves da Silva – Nova Guarita; Luzinete dos Santos Moreira – Nova Canaã do Norte; Joana Ivanilda – Nova Guarita; Edegair Cardoso – Apiacás; e, Luciano Garcia Batista- Nova Guarita.
.Além das pautas elencadas acima, houve espaço para o diálogo entre cooperadas e cooperados sobre assuntos gerais, com caráter não deliberativo. Nesse sentido, para a equipe de gestão, a Assembleia Geral atendeu as demandas propostas, com ampla participação das cooperadas e cooperados.
Débora Fiametti, presidente da Cooperativa, esclarece que “A Assembleia deste ano teve encaminhamentos importantes para continuidade das nossas ações, principalmente no debate de gênero e inclusão de novos cooperados, fortalecendo a cooperativa e seus associados. Temos novos cooperados no quadro do Conselho Fiscal, que durante 2025, acompanharão a gestão da Cooperativa de perto, trazendo transparência e garantindo o bom uso dos recursos econômico-financeiros da instituição”.
A equipe ainda destaca que a continuidade de desenvolvimento do plano de melhorias da Rede/Coopersaf, traz perspectivas e necessidades dos grupos locais de coleta.
Mequiel Zacarias Ferreira – ASCOM/RSPA